Monday, March 12, 2007

«os poetas neste país têm muita saída»
« “Libertino” não o define completamente. No sentido do Laclos, não. O libertino é um tipo que tem mais gosto na conquista do que no acto em si. O libertino é um estratega. E a estratégia, conquistar a praça forte, é que dá gozo. O Alexandre tinha uma sexualidade viva, gostava da mulher como animal.»

A frase com que definiu o seu amigo Vinicius de Moaraes, tão volúvel quanto ele, assenta-lhe perfeitamente: «tinha uma sinceridade para cada momento”

Porém ele sentiu a ameaça quando, cerca de um mês depois recebeu em sua casa a intimidação da PIDE para se apresentar. «já fiz a mala, estou preparado para ficar lá», disse resignado à sua amiga Pamela. «Por isso- continuou -, uma vez que vou largar o mundo durante uns tempos , peço-te que venhas dormir comigo.» [Dormiram, a intimidação foi falso alarme: era para ir buscar a mulher ao cárcere]

[AO']: «...Aquela coisas do amor ser infinito enquanto durar só mesmo dum malandro de um génio, que era o que era o Vinicius. Dava a impressão que ele fazia poesia para engatar, para ser imediatamente útil, o que é uma excelente maneira de fazer poesias. (…) haverá coisas mais excitante do que conseguir engatar uma mulher com um soneto? Só mesmo os dois fingirem que foi por causa do soneto…»

[AO']: «O que há de mais surrealista no movimento surrealista português, é que, no fim de contas, ele nunca existiu.»


deste blog:http://avatares-de-desejo.blogspot.com/

No comments: